fbpx

Editora Expressão lança obra em homenagem aos 75 anos da Fecomércio

Fundada em 1948, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), ao longo dos anos, tornou-se uma das entidades mais importantes do estado. Em comemoração aos 75 anos, a Editora Expressão e a Fecomércio lançam o livro que resgata toda a história da entidade, representante dos interesses do setor terciário catarinense.

Em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que a Fecomércio SC administra em Santa Catarina, a instituição tem influenciado positivamente os indicadores de educação, capacitação profissional, saúde, lazer, cultura e assistência.

Ao longo das décadas, a trajetória da Fecomércio SC foi marcada por várias transformações, alinhadas às mudanças da economia brasileira e do próprio setor terciário no estado. Formada em 1948, inicialmente, a partir do interesse de cinco sindicatos, a Federação ampliou a representatividade e abrangência de categorias, reunindo hoje 72 sindicatos patronais, de norte a sul.

A entidade tem como objetivo principal promover a união do empresariado catarinense para fortalecer a classe e criar um ambiente favorável aos negócios. Em parceria com os sindicatos filiados, trabalha pela modernização das relações trabalhistas, sustentabilidade do setor terciário e qualidade de vida para os catarinenses por meio do Sesc e Senac que oferecem prestação de serviços sociais e formação profissional.

Atualmente, a Fecomércio SC conta com 65 sindicatos filiados, divididos nas categorias: Comércio Atacadista, Varejista e Supermercadista; Comércio Atacadista de Madeiras; Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; Comércio Varejista de Veículos; Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis; Institutos de Beleza, Cabeleireiros, Esteticistas e Similares; Centros de Formação de Condutores; Representação Comercial; Despachantes; Revendedores de GLP. Os sindicatos são as bases de um amplo ecossistema de associativismo que se expande até chegar à Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“Este livro recupera toda a trajetória da Fecomércio SC, desde os movimentos que levaram à sua criação, em 1948, às várias e intensas transformações de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, nos mais diversos setores da sociedade. Em meio a tudo isso, a Fecomércio SC seguiu adiante, firme e forte, sempre olhando com otimismo para a frente – sem deixar, no entanto, de valorizar a experiência acumulada e os desafios superados”, enfatiza o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.

A  obra é mais uma importante publicação da Editora Expressão que possui o maior portfólio de livros comemorativos do Brasil, incluindo as principais entidades empresariais catarinenses como as obras em celebração aos 30 e 50 anos da Facisc, os 40 e 50 anos da Ocesc, além dos livros que marcaram os 50, 60, 65 e 70 anos da Fiesc. “A Expressão se consolidou como a editora do associativismo catarinense. Para nós é uma honra eternizar o legado de entidades que marcaram e marcam a história de Santa Catarina e do Brasil”, enfatiza Rodrigo Coutinho, presidente da Editora.

A Editora Expressão

Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, a Editora Expressão possui o maior portfólio do país de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades.


A editora nasceu, em 1990, para publicar a revista Expressão, que marcou época como veículo de economia voltado à região sul do país. Pioneira também na área de meio ambiente, criou o respeitado Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial.

×